sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Entidades articulam campanha de Doação de Órgãos







 Entidades articulam campanha de Doação de Órgãos

ROTARY CLUB DE CUBATÃO, ACIC, OAB CUBATÃO e o Tribunal de Justiça de São Paulo unen esforços e lançam campanha de incentivo a doação de órgãos.
jkk

Com o título “Doar é Legal” e o tendo como lema a “A Vida é Recarregável”, será lançado em Cubatão a campanha do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que incentiva a doação de órgãos e Cubatão.
A iniciativa tem como objetivo principal a conscientização das pessoas quanto a importância do gesto, mesmo diante de um momento tão delicado e também levar orientações de como proceder após a decisão de salvar a vida de outras pessoas.
O evento de lançamento será realizado nesta sexta, 30 e estão previstas atividades entre 9 e 17 horas na avenida Nove de Abril. No sábado, 01, o trabalho continua, e vai ocorrer entre 9 e 13 horas.
Entre as atividades programadas está o cadastro de voluntários na página da internet do Tribunal de Justiça. No momento da inscrição o doador vai receber um documento expressando sua vontade que deverá ser deixado com familiares próximos.
A estratégia de deixar por escrito, ainda em vida, a vontade de realizar a doação é uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e facilita o trabalho das equipes médicas que dispõem de pouco tempo para realização dos procedimentos.
O primeiro a apoiar a campanha foi o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), médico José Osmar Medina Pestana. Segundo ele, a família tem de ser avisada sobre a vontade de ser um doador. Medina disse ainda que a doação de órgãos não apresenta nenhuma irregularidade.

Há organização no sistema, coordenação e comprometimento da sociedade brasileira e um grande grupo de profissionais com excelente formação. A Secretaria Estadual de Saúde acompanha cada caso e, além disso, o Ministério Público supervisiona. Ainda, a legislação brasileira prevê pena de reclusão ao profissional que participa de qualquer ato irregular.
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, apresentou uma estatística sobre os números de transplantes no estado de São Paulo e salientou a importância da participação da sociedade civil em campanhas como essa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ROTARY CLUB DE CUBATÃO NA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

DOAR É LEGAL - A VIDA É RECARREGÁVEL
 
O Rotary Club de Cubatão, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) e a (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil Seção Cubatão, estará lançando em Cubatão a Campanha “Doar é Legal – A Vida é Recarregável” do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 
A campanha será realizada nos dias 30 de novembro (sexta-feira) das 9h00 às 17h00 e dia 1º de dezembro (sábado) das 9h00 às 13h00, na Avenida Nove de Abril 2068, em frente a Galeria Piaçaguera.

Esta campanha destina-se a conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos após a morte, sensibilizando e orientando a população sobre a importância de se possibilitar a continuidade da VIDA de outra pessoa.

O interessado em ser doador irá ao local e um dos voluntários presentes cadastrará seus dados em uma página do Tribunal de Justiça no endereço eletrônico http://www.tjsp.jus.br/doarelegal. O doador receberá uma certidão impressa e deverá mostrar esta certidão a seus familiares e amigos para que eles saibam da sua intenção. A certidão não tem validade jurídica, mas permitirá que você deixe anotado o seu desejo de ser doador.

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde para quem deseja ser doador de órgãos é deixar esta intenção bem clara aos familiares, pois somente a família pode autorizar ou não a retirada de órgãos para transplante no caso de morte encefálica.

No próximo dia 28 de novembro, a campanha terá lugar na Refinaria Presidente Bernardes (Petrobrás) de Cubatão, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores desta importante empresa.

Modelo do Formulário:

Doar é Legal


O Projeto Doar é Legal é uma iniciativa do Poder Judiciário para conscientizar as pessoas sobre a importãncia da doação de órgãos.
Se você quiser manifestar sua vontade de ser doador, preencha os campos abaixo. Será expedida uma certidão - sem validade jurídica - atestando essa vontade. Imprima-a e mostre a seus familiares e amigos para que eles saibam da sua intenção.
sim
Sim, eu gostaria de manifestar vontade de ser um doador de órgãos.
Nome:
CPF:
Cidade:
Estado:
Digite os dados da figura ao lado: Ajuda
Se não conseguir visualizar a imagem, clique aqui ou ouça o código


Gostaria de alterar ou excluir meu cadastro.