segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Notícias do Distrito 4420

Notícias

Lista de Notícias



Doar é Legal - Rotary Club de Cubatão lança campanha no Município

30/11/2012 RC Cubatão

O Rotary Club de Cubatão, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) e a (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil Seção Cubatão, realizou em Cubatão a Campanha “Doar é Legal – A Vida é Recarregável”, lançada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A campanha foi realizada nos dias 30 de novembro (sexta-feira) das 9h00 às 17h00 e dia 1º de dezembro (sábado) das 9h00 às 13h00, na Avenida Nove de Abril 2068, em frente a Galeria Piaçaguera, onde foram cadastrados 250 doadores.
Este evento foi um sucesso graças aos parceiros acima citados e a grande colaboração do companheiro Marco Ávila, presidente do Rotary Club de Praia Grande.

A campanha também terá lugar na Refinaria Presidente Bernardes (Petrobrás) de Cubatão, em data a ser marcada, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores desta importante empresa.

Objetivo da Campanha

Esta campanha destina-se a conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos após a morte, sensibilizando e orientando a população sobre a importância de se possibilitar a continuidade da VIDA de outra pessoa.
O interessado em ser doador tem seus seus dados cadastrados em uma página do Tribunal de Justiça no endereço eletrônico http://www.tjsp.jus.br/doarelegal ou pelo site do Distrito 4420 (www.rotary4420.org.br/soudoadordeorgaos). O doador recebe uma certidão impressa (ou por e-mail se preferir) e deverá mostrar esta certidão a seus familiares e amigos para que eles saibam da sua intenção. A certidão não tem validade jurídica, mas permitirá que você deixe anotado o seu desejo de ser doador.

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde para quem deseja ser doador de órgãos é deixar esta intenção bem clara aos familiares, pois somente a família pode autorizar ou não a retirada de órgãos para transplante no caso de morte encefálica.


domingo, 2 de dezembro de 2012

Notícias do Distrito 4420

Notícias


 



RC de Cubatão realiza XXI Festa Alemã

21/11/2012 RC Cubatão




No último dia 10, os companheiros do Rotary Club de Cubatão realizou a XXI Festa Alemã, evento já incorporado ao calendário oficial e turístico da cidade, tendo recebido, inclusive, moção de aplauso da Câmara Municipal da Cubatão no ano de 2011, iniciativa que mais uma vez se consagra como uma das mais importantes atividades culturais da cidade.

A história

Tudo começou no ano de 1992, na cidade de Lindóia, São Paulo. Os rotarianos do Rotary Club de Cubatão participavam de uma Conferência Distrital que tem como prática, ao final da Conferência, a realização de um baile temático, invariavelmente em homenagem ao país de origem do Presidente de Rotary International do ano rotário em curso.

Os companheiros do Rotary cubatense, sob a presidência de Mario Canelas, divertiram-se tanto na citada festa que resolveram promover, em Cubatão, um evento nos mesmos moldes. De posse do contato da Banda Tureck, que animava o baile, ao chegar em Cubatão, os companheiros deram início à organização da I Festa Alemã, nas dependências do Clube Atlético Guimarães.

A decoração e os pratos típicos foram preparados pelos rotarianos e companheiras de Casa da Amizade. A festa foi um sucesso tão grande que a cobrança dos convidados para a realização de mais uma festa no ano seguinte, foi inevitável.

A partir de então, sempre com a presença da Banda Tureck de Santa Catarina, a festa foi se consagrando como um dos mais esperados e importantes eventos de Cubatão.

A festa chegou a ser realizada em outros espaços da cidade, mas atualmente, devido ao grande número de pessoas, o único espaço físico existente em Cubatão que comporta o público de 1.200 presentes, é o Centro Esportivo Humberto de Alencar Castello Branco, o Castelão. Apenas em duas ocasiões não foi possível a presença da Banda Tureck, mas a festa manteve a tradição da qualidade, beleza, fartura e a organização costumeira.

Em decorrência do crescimento e da necessária qualificação do evento, hoje os rotarianos do clube contratam empresa especialista em decoração e o jantar típico (joelho de porco, salsichão, salada de batatas e chucrutes) é preparado por uma equipe de profissionais comandada pelo mestre Serafim. Cabe à equipe de rotarianos e companheiras da Casa da Amizade, a preparação dos kits de frios e a organização do evento sob a coordenação do rotariano Antonio Araújo, o Toninho da Perfecta.

O chopp gelado, a Banda Tureck, a qualidade e abundância da comida servida, a decoração deslumbrante, as camisetas personalizadas que integram os convites, as canecas personalizadas a cada ano, os camarotes, as equipes contratadas de segurança e a participação efetiva da comunidade, transformaram a Festa Alemã numa festa tradicional que graças à credibilidade dos rotarianos tem sido contemplada com inúmeros parceiros patrocinadores que colaboram efetivamente com o evento.

Segundo os companheiros do clube, há muito por agradecer às empresas parceiras e a população em geral, pela animação e marcante presença, considerando que os convites esgotaram-se um dia antes da festa. A destacada presença de companheiros de clubes do Distrito 4420, sob o comando da presença do casal governador Marcos Luiz Zanardo e Maria Laís, do Governador Assistente da Área 11 Carlos Torci e sua esposa Sonia Mara, trouxeram ainda mais alegria para os rotarianos cubatenses.

Mantendo a tradição da festa, o primeiro barril da noite foi aberto pela presidente da paz do ano rotário Marilda Canelas, a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva e pelo Governador Marcos Zanardo.

Também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal Donizete Tavares, vários Secretários Municipais, representantes de indústrias e comércio e das instituições parceiras que são contempladas com parte dos recursos arrecadados no evento: Casa da Esperança Leão de Moura, APAE, Abrigo Lar Fraterno e Fundo Social de Solidariedade de Cubatão.

Ressaltando que, a festa também permite ao Rotary Club de Cubatão o cumprimento das suas metas junto à Fundação Rotária.

Na foto, registros da XXI Festa Alemã, promovida pelo RC de Cubatão.