segunda-feira, 12 de novembro de 2012

XXI FESTA ALEMÃ DO ROTARY CLUB DE CUBATÃO

XXI FESTA ALEMÃ
DO ROTARY CLUB DE CUBATÃO
 
 
Tudo começou no ano de 1992, na cidade de Lindóia, São Paulo. Os rotarianos do Rotary Club de Cubatão participavam de uma Conferência Distrital que tem como prática, ao final da Conferência, a realização de um baile temático, invariavelmente em homenagem ao país de origem do Presidente de Rotary International do ano rotário em curso. Os companheiros do Rotary cubatense, sob a presidência de Mario Canelas, divertiram-se tanto na citada festa que resolveram promover, em Cubatão, uma festa nos mesmos moldes. De posse do contato da Banda Tureck que animava o baile, chegamos à Cubatão e demos início à organização da I Festa Alemã, nas dependências do Clube Atlético Guimarães. A decoração e os pratos típicos foram preparados pelos rotarianos e companheiras de Casa da Amizade. A festa foi um sucesso tão grande que a cobrança dos convidados para o ano seguinte foi inevitável.

A partir de então, sempre com a presença da Banda Tureck de Santa Catarina, a festa foi se consagrando como um dos mais esperados e importantes eventos da cidade.
A festa chegou a ser realizada em outros espaços da cidade, mas atualmente, devido ao grande número de pessoas, o único espaço físico existente em Cubatão que comporta o público de 1.200 presentes, é o Centro Esportivo Humberto de Alencar Castello Branco, o Castelão. Apenas em duas ocasiões não foi possível a presença da Banda Tureck, mas a festa manteve a tradição da qualidade, beleza, fartura e a organização costumeira.
Na última festa do dia 10/11/2012, a de número 21, já incorporada ao calendário oficial e turístico da cidade, tendo recebido, inclusive, moção de aplauso da Câmara Municipal da Cubatão no ano de 2011, a Festa Alemã do Rotary Club de Cubatão, mais uma vez se consagra como uma das mais importantes atividades culturais da cidade.

Em decorrência do crescimento e da necessária qualificação do evento, hoje contamos com a contratação de empresa especialista em decoração e o jantar típico (joelho de porco, salsichão, salada de batatas e chucrutes) é preparado por uma equipe de profissionais comandada pelo mestre Serafim. Cabe à equipe de rotarianos e companheiras da Casa da Amizade a preparação dos kits de frios e a organização do evento sob a coordenação do rotariano Antonio Araújo, o Toninho da Perfecta.
O chope Bhrama que é servido gelado no ponto ideal, a Banda Tureck, a qualidade e abundância da comida servida, a decoração deslumbrante, as camisetas personalizadas que integram os convites, as canecas personalizadas a cada ano, os camarotes, as equipes contratadas de segurança e a participação efetiva da comunidade, transformaram a Festa Alemã numa festa tradicional que graças à credibilidade dos rotarianos tem sido contemplada com inúmeros parceiros patrocinadores que colaboram efetivamente com o evento.

 
Neste ano, contamos com o patrocínio das empresas: Petrobrás, Sabesp, Caixa Econômica Federal, Copebrás, Vale Fertilizantes, Gennesys, Tintas São Miguel, Iapó, Alex Tudo, Al Máquinas, Pau Brasil, Serra do Mar Produtos de Petróleo, Duotec, Edson Compressores, Bacal Ltda., Messia Mat. Para Construção e Cubatão Locações.


Temos muito a agradecer a estas empresas e a população em geral pela animação e marcante presença, os convites esgotaram-se um dia antes da festa. A destacada presença de companheiros de clubes do Distrito 4420, sob o comando da presença do Governador Marcos Zanardo e Maria Laís, do Governador Assistente da Área 11 Carlos Torci e Sonia Mara, trouxeram ainda mais alegria para os rotarianos cubatenses.
 
Mantendo a tradição da festa, o primeiro barril da noite foi aberto pela presidente da paz do ano rotário Marilda Canelas, a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva e pelo Governador Marcos Zanardo. Presentes também ao evento o presidente da Câmara Municipal Donizete Tavares, vários Secretários Municipais, representantes de indústrias e comércio e das instituições parceiras que são contempladas com parte dos recursos arrecadados no evento: Casa da Esperança Leão de Moura, APAE, Abrigo Lar Fraterno e Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. Esta festa também permite ao Rotary Club de Cubatão o cumprimento das suas metas junto à Fundação Rotária.
 












 


3 comentários:

  1. As fotos tiradas na festa foram postadas onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas fotos estão no Face do Rotary Cubatão, mas tinham outros fotógrafos no evento!

      Excluir
  2. As fotos dão uma dimensão da beleza e animação da festa. Show! Marilda

    ResponderExcluir