domingo, 28 de abril de 2013

Distrito 4420 promove RYLA 2012-2013 com sucesso


 
Distrito 4420 promove RYLA 2012-2013 com sucesso

O Distrito 4420 promoveu no dia 05 de abril, para jovens de 18 a 30 anos, o evento “Prêmios Rotários de Liderança Juvenil – RYLA-” que são programas intensivos de treinamento, realizados através de seminário em imersão ou workshop, organizado pelos rotarianos do distrito.  
Oficialmente adotado pelo Rotary International (RI) em 1971, o programa RYLA permite que jovens discutam questões relacionadas a responsabilidade profissional e relações humanas, incrementem suas habilidades de liderança e comunicação, aprendam sobre empresas ou instituições, e conheçam rotarianos, ao mesmo tempo em que se divertem e fazem novos amigos.  
Para os membros das Novas Gerações, RYLA oferece a oportunidade de aperfeiçoar habilidades e explorar temas pertinentes com outros jovens e pessoas mais velhas. Para os rotarianos, o RYLA oferece a oportunidade de desenvolver líderes, compartilhar seu know-how e unir as gerações. 
No RYLA 2012-2013, houve continuidade à evolução do programa realizado há anos no distrito, sempre atualizado pelas diretrizes de RI, tendências locais, anseios e perspectivas colhidas junto aos próprios ex-participantes, aproveitando-se a experiência acumulada e propiciando treinamento, aos futuros líderes distritais ligados aos programas pró-juventude.  
 
Nesta linha de pensamento, foram desmembrados os treinamentos aos jovens por faixa etária (14 a 18 anos num único dia – RYLA I) e 18 a 30 anos (com imersão em alojamento – Ryla II), considerando-se a visão global diferente entre estas faixas etárias, além da responsabilidade quanto ao alojamento de menores de idade.

Tratando-se de um prêmio, a ser outorgado pelos clubes a jovens de reconhecido destaque e potencial de realização pessoal e profissional, não é incentivada a participação anual sucessiva nos programas, pois o conteúdo do programa em si não sofre grandes modificações, exceção àqueles que mudem de faixa etária.

O grande diferencial deste programa é a participação interativa dos jovens, a exemplo dos eventos realizados nos últimos dois anos, pois a capacidade de absorção das informações na prática é potencialmente maior do que durante palestras e apresentações. Os participantes assistem às apresentações e na sequência fazem trabalhos interativos com correlação aos assuntos apresentados. 
Entre os objetivos do RYLA estão a ideia de capacitar os jovens selecionados a desempenhar um papel de liderança de maneira responsável e eficaz, encorajar a liderança contínua e sólida de jovens por outros jovens, homenagear publicamente jovens que prestam serviços às respectivas comunidades atuando como líderes, desenvolver o potencial de liderança dos participantes, oferecendo-lhes oportunidades para aperfeiçoar e praticar suas habilidades, entre outros incentivos que abordem responsabilidade e liderança em suas ações.  
 

O PROGRAMA NA GESTÃO 2012/2013 
A chegada aconteceu na sexta feira, dia 05 de abril, às 16:00 horas, e a saída no dia 07 de abril de 2013(domingo), às 17:00 horas.
 Foram inscritos 30 jovens – sendo que o evento contou com a presença efetiva de 28 jovens, entre bacharéis, bem como jovens já com formação completa e atuantes nas diversas áreas, como: odontologia, administração empresarial, advogados, etc., que se hospedaram no Magic-City, na estrada do Pavoeiro, em Suzano/SP.

Segundo a Presidente Distrital do Ryla, Anésia Fidelis Guzdinskas, a oportunidade de convívio com os jovens foi muito positiva, com palestras que contagiaram os participantes. “Todos os momentos foram marcantes, destacando no primeiro dia a palestra de Vinicius Severiano, no segundo dia do Luiz Eduardo Boudakian e Vanda Carnavalle, além de César Romão, que encerrou a sequência de maneira muito agradável”, definiu Anésia. 


 
PROGRAMAÇÃO 
No dia 05 de abril, a partir das 16:00 até às 19:00 foi realizado check-in no hotel com distribuição e organização nos quartos e credenciamento dos participantes. Após o jantar, todos prestigiaram a cerimônia de abertura oficial do evento, com a presença do governador do Distrito 4420 2012-2013, Marcos Luiz Zanardo que deu boas vindas aos jovens que cantaram o Hino Nacional, formalizando o início do evento. 
Após acompanharem o pronunciamento do governador Zanardo, os participantes puderam assistir a apresentação da equipe e toda metodologia de trabalhos, que foram conduzidos pela companheira do Rotary Club de Mauá e presidente distrital do RYLA, Anésia Fidelis Guzdinskas.

Entre as palestras do sábado, foram abordados os seguintes temas: 
- CIVISMO, ÉTICA NO DIA A DIA PESSOAL, PROFISSIONAL - Sargento Ernani Pereira da Silva - Tiro de guerra/Santo André-SP;
- TRABALHO EM EQUIPE – IMPORTÂNCIA E METODOLOGIA - Odilon Soares de Toledo- RC Mauá;
- APRENDENDO A VIVER – FORTALECIMENTO DA AUTO ESTIMA - Luiz Eduardo Boudakian – E’club;
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CONFLITOS - Mauro Hollo – RC Diadema Floreat;
- DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA - Marcos Buim – E’ club;
- A PAZ MUNDIAL - Vanda Carnavalle – Ribeirão Pires;
- Reunião para debates e avaliação das performances nos trabalhos - out-door.

Ainda no sábado, após o jantar, aconteceu o treinamento out-door, com ênfase nos assuntos tratados, equipe do hotel junto aos coordenadores do Rotary. Ao final todos puderam viver momentos de confraternização e entretenimento além de participar da caminhada noturna e trabalho de liderança.
Já na manhã de domingo (07), houve o plantio de árvore que contou com a presença do governador, representantes de sua gestão e equipe RYLA. De um modo geral, o aproveitamento foi de 97,78%, ocasião em os jovens aprenderam a entender e aplicar os objetivos do RYLA,

Na sequência de atividades do dia, ocorreram as seguintes palestras: 
- EXEMPLO DE VOLUNTARIADO, ROTARY, ROTARACT - Carlos Eduardo Marchi – RC Olímpico SCS
- PALESTRA MOTIVACIONAL – O SEU FUTURO DEPENDE DE VOCÊ - Cesar Romão – E’club.

A avaliação final dos trabalhos ficou por conta da presidente Anésia, que anunciou a entrega dos certificados e premiações, momento que integrou todos os participantes, antes da partida, deixando na lembrança o desejo de continuar aprendendo e estreitando laços com novos companheiros e ações em Rotary. 
A utilização de materiais diversos oferecidos pela empresa Porto Seguro, o apoio dos integrantes do Legislativo Municipal e Estadual, Transporte Lenini, Pousada Magic City e demais colaboradores diretos e indiretos, como também em especial o governador da gestão Marcos Zanardo e o patrocínio de inscrição, feita por rotarianos, possibilitou o êxito de mais um evento dessa dimensão, integrando jovens às causas rotárias. 
É importante explicar que, a oportunidade oferecida a estes jovens em cada evento é única, pois quem já participou uma vez não poderá retornar no próximo RYLA.

A presidente Anésia reforça que, “este projeto é um dos pilares básicos para ajudar na formação de futuros rotarianos, pessoas de essencial existência para os clubes, pois sem as quais, não existiria o movimento da roda dentada”, concluiu Anésia.