sexta-feira, 11 de abril de 2014

Assembleia Distrital - Distrito 4420


Assembleia Distrital será neste sábado, dia 12.


A Assembleia Distrital do ano rotário 2014-2015 será realizada no sábado dia 12/04 no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, São Paulo. Trata-se de um evento de treinamento para líderes rotários, e de participação obrigatória para todos os dirigentes de Rotary Clubs: Presidente, Secretário, Tesoureiro, Protocolo, e Presidentes de Comissões. Participe! Irá das 7:45 às 13hs.




Programação:




ROTARY INTERNATIONAL – DISTRITO 4420

Gary C K Huang – Presidente 2014-2015

Hiroshi Shimuta e Suma Imura Shimuta – Casal Governador 2014-2015

 Assembleia Distrital - 12/04/2014 - Colégio Rio Branco – Av Higienópolis 996 – São Paulo

 

PROGRAMAÇÃO

 

7h45

Inscrições

8h40

Abertura

GD 2013-2014 José Joaquim do Amaral Ferreira

8h50

Boas vindas do Casal Governador 2014-2015

8h55 – 9h15

Apresentação do lema Faça o Rotary Brilhar

Hiroshi Shimuta

9h15 – 9h30

Nossa Fundação Rotária

Marcelo Demétrio Haick

 9h30 – 9h40

Convenção 2015 do Rotary International

Mário César Martins de Camargo

 9h40 – 9h50

Conferência Multidistrital 2015 – Apresentação do MSC Preziosa

Ricardo Bittar

9h50

Encerramento da sessão plenária

Hiroshi Shimuta

 10h00

Intervalo

10h30 – 11h30

1ª Sessão de Trabalho

 11h30 – 12h30

2ª Sessão de Trabalho

 

GRUPOS DE TRABALHO

 Auditório – Presidentes e Governadores Assistentes

Salão 5o andar –Cônjuges

Sala 407 – Secretários de Clube

Sala 408 – Tesoureiros de Clube

Sala 409 – Protocolos de Clube

Sala 410 – Comissão de Administração de Clube

Sala 411 – Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo

Sala 306 – Comissão de Imagem Pública

Sala 307 – Comissão de Projetos de Serviços Humanitários

Sala 308 – Comissão da Fundação Rotária

Sala 206 – Ryla – Novas Gerações - Companheirismo

Sala 208 - YEP

 

 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Parabéns Cubatão – 65 Anos


Parabéns Cubatão – 65 Anos
 
A tela (80 x 120 cm), pintada em 1922, retrata como seria Cubatão um século antes, em 1826.
Para esses trabalhos, Benedito Calixto costumava se basear em descrições e gravuras da época.


Povos dos Sambaquis: Povos que habitavam a costa brasileira entre 2 mil e 8 mil anos atrás (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas"), também conhecidos como concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mountains, são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie; acabaram por sofrer uma fossilização química, já que a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes.

História, progresso, projetos e exemplo de superação desta cidade, sede do 1º pólo industrial petroquímico-siderúrgico da América Latina, que hoje desempenha papel fundamental no desenvolvimento do país

Hoje , 9 de Abril de 2014  a cidade de Cubatão comemora 65 anos de emancipação-político administrativa. Da sua relevância histórica, que vem da colonização do país, e de cuja época ainda guarda um grande patrimônio, até seu rico pólo industrial, que lhe deu fama mundial, tanto pelo prisma negativo, da poluição ambiental, quanto pela sua capacidade de superação. Mais recentemente, destaca-se pelo pioneirismo no ambicioso projeto ambiental de recuperação da encosta da Serra do Mar, com a retirada de famílias das áreas de risco e a revitalização de uma de suas principais áreas de lazer, o Parque Anilinas. Trata-se de importante patrimônio cultural e afetivo construído a partir da década de 1920, e que tem potencial para se tornar a maior e mais importante área urbana de lazer da Baixada Santista.

Industrialização
Tendo como origem o sopé da Serra do Mar, a partir de onde jesuítas, comerciantes, tropas e autoridades do reino tomavam fôlego para atingir o Planalto, Cubatão tomou gosto pelo termo desenvolvimento a partir da primeira metade do século XVIII, com o surgimento do Porto Geral de Cubatão, que originou um povoado ao seu redor. A partir de então, iniciou um processo de crescimento, coroado com o título de sede do primeiro pólo industrial petroquímico-siderúrgico da América Latina.

O desenvolvimento industrial, verificado em Cubatão a partir dos anos 1950, tem como antecedentes os primitivos engenhos de açúcar, característicos da economia colonial, sendo a primeira atividade industrial do município. Na primeira fase do processo, a indústria de maior expressão foi a Cia. Santista de Papel, que passou a funcionar em 1932. A companhia atraiu muitas pessoas de fora e, durante 30 anos, foi a grande fábrica de Cubatão, conhecida como Companhia Fabril. A denominação passou a ser atribuída ao bairro onde se localizava, e que permanece até hoje.

Outro marco dessa fase foi a construção da Usina Henry Borden pela São Paulo Light S.A. Serviços de Eletricidade, obra modelo que aproveitou as escarpas naturais da serra para a produção de energia para o Planalto.

Na segunda fase do processo, um fato teve grande impacto na cidade: o início das operações, em 1955, da Refinaria Presidente Bernardes. A partir daí, até meados de 1975, dezoito das quase 30 indústrias que formam o Pólo de Cubatão foram implantadas. Além da geração de empregos, a concentração das fábricas em Cubatão trouxe resultados importantes para a economia e fortalecimento da capacidade tributária do município.

Como não havia, por esta época, nenhum plano para controle da poluição, elas geraram, no decorrer dos anos, sérios problemas ambientais, com a poluição do ar, água e solo de Cubatão. Tanto que, na década de 1980, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo. Em decorrência deste fato desastroso, as indústrias, comunidade e governo se uniram e colocaram em prática um plano de recuperação. Com isso, 98% dos níveis de poluentes no ar passaram a ser controlados. Esforço reconhecido pela própria ONU que, em 1992, atribuiu o título de “Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental”.

Cubatão - Nova fase

Depois da inauguração da Via Anchieta, em 1947, os trabalhadores que a construíram fixaram residência nas encostas da Serra do Mar, originando vários núcleos populacionais. Alguns foram batizados segundo sua altitude em relação ao nível do mar como, por exemplo, Cota 95/100, Cota 200, Cota 400 e Cota 500, além dos bairros Água Fria, Pilões, Sítio dos Queiroz e Pinhal do Miranda.

A situação desses locais é crítica por conta das chuvas, desmoronamentos de terra e falta de saneamento básico. Com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977, esses bairros passaram a ser uma ameaça ao equilíbrio natural da região, por conta dos esgotos lançados diretamente nos rios e córregos. Para conter a situação, um programa pioneiro do governo do estado de São Paulo exige a retirada dos moradores das áreas de risco, e posterior recuperação ambiental da Mata Atlântica.

Iniciado em 2007, o projeto prevê que, até 2016, 19 mil moradores sejam retirados do local, dos quais 7.700 habitam residências situadas em áreas de encosta, derradeiras reservas de Mata Atlântica do país, com 375 mil hectares. A área abrange 23 municípios, desde Ubatuba, no litoral norte, até Pedro de Toledo, no sul do estado; depois continua com o nome de Juréia e parque Jacupiranga, seguindo até a divisa com o Paraná.


Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre