sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Entidades articulam campanha de Doação de Órgãos







 Entidades articulam campanha de Doação de Órgãos

ROTARY CLUB DE CUBATÃO, ACIC, OAB CUBATÃO e o Tribunal de Justiça de São Paulo unen esforços e lançam campanha de incentivo a doação de órgãos.
jkk

Com o título “Doar é Legal” e o tendo como lema a “A Vida é Recarregável”, será lançado em Cubatão a campanha do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que incentiva a doação de órgãos e Cubatão.
A iniciativa tem como objetivo principal a conscientização das pessoas quanto a importância do gesto, mesmo diante de um momento tão delicado e também levar orientações de como proceder após a decisão de salvar a vida de outras pessoas.
O evento de lançamento será realizado nesta sexta, 30 e estão previstas atividades entre 9 e 17 horas na avenida Nove de Abril. No sábado, 01, o trabalho continua, e vai ocorrer entre 9 e 13 horas.
Entre as atividades programadas está o cadastro de voluntários na página da internet do Tribunal de Justiça. No momento da inscrição o doador vai receber um documento expressando sua vontade que deverá ser deixado com familiares próximos.
A estratégia de deixar por escrito, ainda em vida, a vontade de realizar a doação é uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e facilita o trabalho das equipes médicas que dispõem de pouco tempo para realização dos procedimentos.
O primeiro a apoiar a campanha foi o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), médico José Osmar Medina Pestana. Segundo ele, a família tem de ser avisada sobre a vontade de ser um doador. Medina disse ainda que a doação de órgãos não apresenta nenhuma irregularidade.

Há organização no sistema, coordenação e comprometimento da sociedade brasileira e um grande grupo de profissionais com excelente formação. A Secretaria Estadual de Saúde acompanha cada caso e, além disso, o Ministério Público supervisiona. Ainda, a legislação brasileira prevê pena de reclusão ao profissional que participa de qualquer ato irregular.
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, apresentou uma estatística sobre os números de transplantes no estado de São Paulo e salientou a importância da participação da sociedade civil em campanhas como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário